As danças populares como instrumento de promoção da coexistência cultural

  • Júlio César Apolinário Maia Universidade Estadual de Goiás (Campus Goiânia ESEFFEGO)
  • Filpides Rocha Santos Universidade Estadual de Goiás (Campus Goiânia ESEFFEGO)
  • Carla Carolina Rodrigues da Silveira Universidade Estadual de Goiás (Campus Goiânia ESEFFEGO)
Palavras-chave: Arte, Multiculturalismo, Interculturalismo, Cultura popular

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como uma revisão de tipologia narrativa e segmenta-se em três tópicos com objetivos diferentes, todavia complementares. O primeiro tópico caracteriza-se pela exposição das perspectivas de coexistência cultural, o segundo preocupa-se em discutir a possibilidade de um trato pedagógico crítico da Arte tanto na perspectiva multicultural quanto na intercultural. O terceiro tópico, por sua vez, ao relacionar-se à dança, busca refletir a respeito de seus elementos populares enquanto propiciadores do trabalho com a diversidade cultural. Diante das considerações apresentadas, conclui-se que existe uma diferença entre o trato do ensino da Arte ao considerar as duas perspectivas de coexistência cultural e que o trabalho com as danças populares viabiliza reconhecimento e interação relativos à diversidade cultural.

Biografia do Autor

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Estadual de Goiás (Campus Goiânia ESEFFEGO)
Graduando do sexto período do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Goiânia ESEFFEGO. Bolsista por meio de ação extensionista do Laboratório de Dança, Corpo e Movimento. Integrante do Corpo e Mente (grupo de pesquisa/estudo sobre formação e intervenção profissional em Educação Física). Capoeirista do grupo de capoeira angola Calunga.
Filpides Rocha Santos, Universidade Estadual de Goiás (Campus Goiânia ESEFFEGO)
Graduando do sexto período do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Goiânia ESEFFEGO.
Carla Carolina Rodrigues da Silveira, Universidade Estadual de Goiás (Campus Goiânia ESEFFEGO)
Graduanda do oitavo período do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Goiânia ESEFFEGO. Monitora da ação extensionista Laboratório de Dança, Corpo e Movimento. Capoeirista do grupo de capoeira angola Calunga.
Publicado
2018-05-09
Como Citar
Maia, J. C. A., Santos, F. R., & da Silveira, C. C. R. (2018). As danças populares como instrumento de promoção da coexistência cultural. Cadernos De Educação, (58). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i58.11057
Seção
Dossiê