Supervisores do PIBID: Contribuições para a formação de futuros professores de Matemática

  • ENDERSON LOPES GUIMARÃES Universidade Federal do Paraná - UFPR http://orcid.org/0000-0002-1518-8320
  • EMERSON ROLKOUSKI Departamento de Expressão Gráfica - UFPR
Palavras-chave: políticas públicas, formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as percepções de supervisores do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID sobre suas contribuições para a formação de futuros professores de Matemática. Para cumprir com tal objetivo foram constituídos dados advindos de respostas a 55 questionários respondidos por professores supervisores de diversas regiões do Brasil e 5 entrevistas. Os dados assim constituídos foram submetidos à Análise Textual Discursiva emergindo quatro categorias: Supervisor como modelo, Supervisor como apresentador da realidade escolar, Supervisor como orientador de atividades escolares, Supervisor como participante e orientador de atividades acadêmicas. Espera-se que os resultados aqui alcançados contribuam para a formulação de novas políticas públicas de formação de professores, bem como o constante aprimoramento das já existentes.

Biografia do Autor

ENDERSON LOPES GUIMARÃES, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mestre em Educação em Ciência e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (PPGECM-UFPR). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná.
EMERSON ROLKOUSKI, Departamento de Expressão Gráfica - UFPR
Emerson Rolkouski é Licenciado em Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor associado no Departamento de Expressão Gráfica, Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná e professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática onde desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática e Políticas Públicas.
Publicado
2018-07-10
Como Citar
GUIMARÃES, E. L., & ROLKOUSKI, E. (2018). Supervisores do PIBID: Contribuições para a formação de futuros professores de Matemática. Cadernos De Educação, (59). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i59.11133
Seção
Artigos