Neurociências e Educação: um estado do conhecimento (2010 a 2016)

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese acerca das publicações científicas realizadas sobre a Neurociência e suas relações com as intervenções educacionais diante das Dificuldades de Aprendizagem e dos Transtornos de Aprendizagem. Com esse objetivo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e as publicações das Reuniões Científicas Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) constituíram-se como banco de dados, no período dos últimos seis anos (2010 a 2016). A partir de uma pesquisa bibliográfica, este estudo revela o número inexistente de trabalhos sobre as contribuições da Neurociência para a área educacional, bem como o número reduzido de trabalhos apresentados nas últimas cinco Reuniões Anuais Científicas da ANPEd, se comparado ao significativo e crescente número de teses e dissertações defendidas sobre o tema, no contexto nacional. Palavras-chave: estado do conhecimento; neurociência; dificuldades de aprendizagem; transtornos de aprendizagem.

Biografia do Autor

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Pedagoga (UFSM)Mestre em Educação (PUCRS)Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM)
Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Doutora em Educação (UFRGS) Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM  (PPGE/UFSM)
Publicado
2018-11-21
Como Citar
Thesing, M. L. C., & Costas, F. A. T. (2018). Neurociências e Educação: um estado do conhecimento (2010 a 2016). Cadernos De Educação, (60). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i60.11235
Seção
Artigos