Neurociências e Educação: um estado do conhecimento (2010 a 2016)

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Fabiane Adela Tonetto Costas

Resumo


Este artigo apresenta uma síntese acerca das publicações científicas realizadas sobre a Neurociência e suas relações com as intervenções educacionais diante das Dificuldades de Aprendizagem e dos Transtornos de Aprendizagem. Com esse objetivo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e as publicações das Reuniões Científicas Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) constituíram-se como banco de dados, no período dos últimos seis anos (2010 a 2016). A partir de uma pesquisa bibliográfica, este estudo revela o número inexistente de trabalhos sobre as contribuições da Neurociência para a área educacional, bem como o número reduzido de trabalhos apresentados nas últimas cinco Reuniões Anuais Científicas da ANPEd, se comparado ao significativo e crescente número de teses e dissertações defendidas sobre o tema, no contexto nacional.

Palavras-chave: estado do conhecimento; neurociência; dificuldades de aprendizagem; transtornos de aprendizagem.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i60.11235