O papel da língua de sinais e de docentes Surdas na construção de identidades de crianças Surdas

  • Lucas Romário Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Dorziat Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: língua de sinais, construção de identidades, professoras surdas, crianças surdas.

Resumo

Este artigo discute o papel da língua de sinais e de professoras surdas em processos educacionais que envolvem crianças surdas de escolas públicas de Ensino Fundamental de João Pessoa-PB, Brasil. Com base nos Estudos Culturais, nos Estudos Surdos e na abordagem qualitativa realizamos observações de situações pedagógicas e entrevistas semiestruturadas com professoras surdas, atuantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE), para obtenção dos dados. As análises mostraram que a língua de sinais e o papel das professoras surdas nos processos educacionais têm grande representatividade na construção identitária das crianças surdas, pelo fato de contribuírem para o seu desenvolvimento educacional, pessoal e social, enfim, de cidadania.

Biografia do Autor

Lucas Romário, Universidade Federal da Paraíba
Doutorando em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais da Educação (ECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista de Doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Desenvolve pesquisas com ênfase nos temas: Estudos Surdos e Inclusão. E-mail: lukas_ro_mario@hotmail.com
Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Educação (UFSCar), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (UL/Portugal). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Desenvolve pesquisas com ênfase nos temas: Inclusão e Estudos Surdos. E-mail: ana_dorziat@hotmail.com
Publicado
2018-07-10
Como Citar
Romário, L., & Dorziat, A. (2018). O papel da língua de sinais e de docentes Surdas na construção de identidades de crianças Surdas. Cadernos De Educação, (59). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i59.11406
Seção
Artigos