Formação e ação na escola: fragmentos de uma experiência mediada

  • Arita Mendes Duarte Secretaria Municipal de Educação de Pelotas/RS
  • Marta Nörnberg Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: formação de professores, docência, prática pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta e discute a relação entre formação e ação e sua problematização teórico-prática. Para isso, realiza descrição reflexiva de um projeto de formação coletiva, desenvolvido em uma escola da rede básica de ensino. A aposta teórica sustenta a ideia de que a formação continuada de professores precisa ocorrer por dentro da profissão, na escola, por meio de atividades colaborativas. As docentes afirmam a apropriação conceitual e a troca entre pares como açõesque permitem pensar e reorganizar a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Arita Mendes Duarte, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas/RS
Professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Pelotas/RS.
Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2018-07-10
Como Citar
Duarte, A. M., & Nörnberg, M. (2018). Formação e ação na escola: fragmentos de uma experiência mediada. Cadernos De Educação, (59). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i59.12379
Seção
Artigos