Avaliação da Política de Assistência Estudantil na educação profissional de nível técnico: análise dos indicadores de evasão e retenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Teresina Central

  • Tulyana Coutinho Bento Pereira UFPEL
  • Guiomar de Oliveira Passos
Palavras-chave: evasão, retenção, avaliação de política pública, assistência estudantil.

Resumo

Este trabalho versa sobre a avaliação de políticas públicas e programas sociais, enfocando a efetividade da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no que tange à redução das taxas de evasão e retenção entre os matriculados no Campus Teresina Central. Para tanto, tendo por base dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), cedidos pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), comparam-se as taxas do primeiro ano de implementação da Política com as dos anos anteriores. Verifica-se que houve, na maioria do período, ano a ano examinado, um decréscimo das taxas de retenção e evasão, significando que a política de assistência estudantil foi efetiva no cumprimento de um de seus objetivos, enquanto política pública no âmbito da educação profissional piauiense.
Publicado
2017-12-20
Como Citar
Pereira, T. C. B., & Passos, G. de O. (2017). Avaliação da Política de Assistência Estudantil na educação profissional de nível técnico: análise dos indicadores de evasão e retenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Teresina Central. Cadernos De Educação, (57). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i57.12823
Seção
Artigos