DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE ESPANHOL

  • Glíndia Victor Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio.
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau - FURB http://orcid.org/0000-0002-9413-4848
Palavras-chave: formação de professores, desenvolvimento profissional docente, professores de Espanhol

Resumo

Nesta pesquisa analisamos o desenvolvimento profissional docente de professores de Espanhol que atuam no Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Blumenau/SC. Para a geração de dados, utilizamos o questionário, a técnica de complemento e a entrevista narrativa. O aporte teórico sustenta-se, principalmente, nos estudos de Nóvoa (1995a, 1995b, 1997, 2011), Marcelo García (1999, 2009), Vaillant e Marcelo (2012, 2015), Huberman (1995), Mizukami (2013) e Romanowski (2010). Para a análise de dados, as categorias elencadas são: percepções sobre a formação inicial; condições de trabalho na inserção da profissão docente; processos de formação continuada. Os resultados apontam aspectos importantes para a reformulação de políticas públicas para a formação continuada, além de novos caminhos para futuras pesquisas na área. 

Biografia do Autor

Glíndia Victor, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio.
Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente do Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio.
Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Doutora em Educação pela UNICAMP.Docente e pesquisadora no PPGE da FURB.
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Victor, G., & Rausch, R. B. (2020). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE ESPANHOL. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.12881
Seção
Artigos