A EDUCAÇÃO E O DESAFIO DE GERIR DIVERGÊNCIAS NA ESCOLA

Palavras-chave: cultura da cordialidade, sociedade patriarcal, escola sem partido, gestão escolar

Resumo

Com base no diálogo travado entre a Sociologia, a Filosofia e a História, este artigo visa discutir aspectos teóricos e práticos que possam induzir uma gestão eficiente das divergências referentes a ideias e atitudes que se manifestam na escola e que decorrem das interações que envolvem toda a comunidade escolar. O artigo desenvolve argumentos que revelam valores e posturas definidores da atuação dos brasileiros na arena pública e no plano profissional, tendo em vista encontrar uma orientação consensual e emancipadora que sirva à comunidade escolar para lidar com a afirmação de interesses múltiplos e, muitas vezes, de complexa harmonização. O artigo conclui pela necessidade de enfrentar o debate sobre as diferenças de pensamento e comportamento no âmbito escolar sem romper com os padrões éticos que contribuem para a superação da menoridade intelectual e profissional. A escola pode ser uma instância de educação política, ao permitir o confronto de ideias e de atitudes por meio do exercício da tolerância, num meio em que vigore a reflexão independente, descolada de compromissos personalistas e distante da lógica da relação familial.

Biografia do Autor

João Paulo Ocke de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco
Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; pós-graduado em Direito Material e Processual do Trabalho, na Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba – 13ª Região; pós-graduado em Teoria Geral do Direito e em Direito Empresarial e Civil, na ABDConst-PR; graduado em Ciências Sociais e em Direito, na Universidade Federal do Paraná; advogado. Foi professor e coordenador na rede particular de ensino em Curitiba-PR.
Publicado
2019-09-24
Como Citar
Freitas, J. P. O. de. (2019). A EDUCAÇÃO E O DESAFIO DE GERIR DIVERGÊNCIAS NA ESCOLA. Cadernos De Educação, (61). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.12992
Seção
Artigos