Imagens e imaginários: a dimensão simbólica do vivido e do pensado na formação de professoras

  • Lúcia Maria Vaz Peres
  • Valeska Fortes de Oliveira

Resumo

Este trabalho, imagens e imaginários: a dimensão simbólica do vivido e do pensado na formação de professoras, foi pensado e elaborado por nós no sentido de apresentar e refletir nossas pesquisas, sobretudo trazê-las para o cenário educacional a partir dos estudos do imaginário e sua dimensão simbólica, aqui concebida, como o elo entre as metamorfoses do vivido e na formação de professoras. Portanto, esse texto transita por campos interdisciplinares e transdisciplinares. Nesse sentido, o resgate da função simbólica se dá por meio de textos, contextos e imagens; pela energia do imaginário e dos símbolos, ultrapassando o pensamento intelectualizado. Palavras-chave: imaginários, dimensão simbólica, formação de professoras Abstract:  This paper, Images and imaginary: the symbolic dimension of things experienced and thought during teacher trainning, was conceived and produced by us with the objective of presenting our investigations and reflecting upon them. It was also aimed at bringing, to the educational setting, the symbolic dimension of the studies of the imaginary – such dimension being understood as the linkage amongst the metamorphoses of things experienced during teacher training process. This text, therefore, is located both in interdisciplinary and transdisciplinary fields. In this sense, the rescue of the symbolic function occurs with the help of texts, contexts and images; through the energy of the imaginary and that of symbols, surpassing intellectualized thought. Key-words: imaginaries, symbolic dimension, teacher-training
Como Citar
Peres, L. M. V., & Oliveira, V. F. de. (1). Imagens e imaginários: a dimensão simbólica do vivido e do pensado na formação de professoras. Cadernos De Educação, (18). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i18.1434
Seção
Entrevistas