A formação de professoras de Educação Infantil nos cursos de Pedagogia de universidades públicas do Rio Grande do Sul

  • Juliana Diniz Gutierrez Borges Universidade Federal de Pelotas - UFPel http://orcid.org/0000-0002-5765-0181
  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Palavras-chave: Formação de professores, Curso de Pedagogia, Educação Infantil.

Resumo

O artigo debate a formação de professoras para a Educação Infantil pelo curso de Pedagogia, pós Resolução do CNE/CP nº1/2006, que fixou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso. Tem como fontes, além da legislação curricular, os Projetos Políticos Pedagógicos e matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia presenciais de sete universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul, entendidos como discursos e políticas culturais e curriculares. Fundamenta-se na literatura do campo da educação infantil e da formação de professores e utiliza aportes da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau & Chantal Mouffe. Conclui que os cursos pesquisados apresentam uma formação generalista e não contemplam o perfil do profissional docente qualificado, esperado pelas DCNEI, para atuar na Educação Infantil, especialmente, com crianças de 0 a 3 anos.

Biografia do Autor

Juliana Diniz Gutierrez Borges, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutoranda em Educação (UFPEL) e Mestre em Educação (FURG). Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Rio Grande, RS.  
Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Doutora em Educação (UFRGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPel). Líder do GEDEB (Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica: Currículo, Políticas e Profissionalização Docente).
Publicado
2019-09-24
Como Citar
Gutierrez Borges, J. D., & Garcia, M. M. A. (2019). A formação de professoras de Educação Infantil nos cursos de Pedagogia de universidades públicas do Rio Grande do Sul. Cadernos De Educação, (61). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.14342
Seção
Artigos