Apocalipse e salvação: por uma outra pedagogia das imagens

  • João Manuel dos Santos Cunha

Resumo

Em tempos de globalização apocalíptica dos meios de produção e difusão cultural, é muito provável que a utopia de uma humanidade ilustrada, por via da alfabetização universal, tenha desaparecido para sempre. Em face de um mercado dominado pela tecnologia das imagens, que banaliza conceitos de arte e cultura e remarca a ausência de sentido para a objetividade, cabe ao educador o exercício de pedagogias que possibilitem ao homem contemporâneo a produção de sentido com a leitura de textos imagéticos da representação estética. Palavras-chave: representação estética; pedagogia das imagens; produção de sentido Abstract:  In times of apocalyptic globalisation both in the field of production and that of cultural distribution, it is highly probable that a utopic world where humankind is enlightened by means of universal literacy has forever been lost. Facing a market invaded by imagetic technology, which banalises the concepts of art and culture and stresses the absence of meaning in objectivity, the contemporary educator's main concern should be to explore educational styles aiming at making it easier to produce meaning through the decoding of representation in visual arts. Key-words: aesthetic representation; visual arts and education; production of meaning
Como Citar
Cunha, J. M. dos S. (1). Apocalipse e salvação: por uma outra pedagogia das imagens. Cadernos De Educação, (18). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i18.1435
Seção
Entrevistas