Aprendizagem por expansão na prática: em busca de uma reconceituação a partir da teoria da atividade

  • Yrjö Engeström

Resumo

Aprendizado por expansão na prática: em busca de uma reconceituação a partir da teoria da atividade O artigo apresenta o relato de um estudo de intervenção, conduzindo no campo multi-organizacional de assistência médica a crianças na região de Helsinki – Finlândia. Tal intervenção embasou-se na teoria da atividade, que fundamenta os processos de aprendizagem por expansão, que o trabalho se propõe a ilustrar. Antes de apresentar a teoria da aprendizagem por expansão, descreve-se a evolução e os cinco princípios principais da teoria da atividade. As respostas oferecidas pela teoria da aprendizagem por expansão para os problemas enfrentados pelos serviços de assistência médica a crianças são construídas a partir de uma matriz que cruza esses cinco princípios com as quatro perguntas fundamentais que qualquer teoria de aprendizagem deve ser capaz de responder.  Palavras-chave: teoria da atividade; aprendizagem por expansão; psicologia sociohistórica. Expansive Learning at Work: Toward an activity-theoretical reconceptualization Abstract:  The paper presents the account of an intervention study, carried out in the field of the multi-organizational infant medical service in the region of Helsinki- Finland. Such intervention was based on activity theory, which constitutes the basis of the learning by expansion process, that this paper aims at illustrating. Before presenting the theory of learning by expansion, the evolution and the five main principles of activity theory are described. The answers provided by the learning by expansion theory to the problems faced by the infant medical services are built from a matrix that interrelates these five principles and the four fundamental questions that any learning theory should be able to answer. Key-words: activity theory; learning by expansion; socio-historical psychology.
Como Citar
Engeström, Y. (1). Aprendizagem por expansão na prática: em busca de uma reconceituação a partir da teoria da atividade. Cadernos De Educação, (19). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i19.1441
Seção
Artigos