A produção social da existência: Base dos processos de ensinar e aprender

  • Gaudêncio Frigotto

Resumo

O autor analisa a nova agenda política e social brasileira, fazendo denúncias e anúncios. Denúncia da forma social, cultural e educativa que tem sua centralidade nas coisas, nas mercadorias, no capital, no mercado. Disso resultam relações humanas calcadas na ética individualista centrada na competição e na construção de seres humanos alienados, definidos como consumidores apenas. Mas é, também, anúncio de um horizonte alternativo de formas sociais, culturais e educativas a construir, centradas no ser humano como sujeito da história, na concretização de suas múltiplas necessidades e direitos e na sua permanente emancipação. Trata-se de construir uma ética calcada nos valores de solidariedade, generosidade, tolerância, igualdade e inclusão. Uma ética de "cuidado" com a vida humana, com a natureza e com processos educativos construtores de sujeitos autônomos.
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Frigotto, G. (2012). A produção social da existência: Base dos processos de ensinar e aprender. Cadernos De Educação, (20). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i20.1454
Seção
Artigos