Políticas da subjetividade na escola infantil: a família em foco

  • Inês Henningen
  • Neusa Maria de Fatima Guareschi

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir como os discursos e práticas em educação infantil constituem identidades/diferenças, produzem subjetividade. Refletimos mais especificamente sobre as relações escola-família, abordando os discursos que a escola infantil tem construído sobre a família e como os significados produzidos se atravessam nas práticas destas instituições. Apresentamos considerações sobre a escola infantil, a família na contemporaneidade, o currículo – um importante mediador cultural – e o processo de constituição de identidades/diferenças. As falas de duas coordenadoras pedagógicas de uma escola infantil possibilitam refletir a respeito das construções discursivas sobre a família, das relações de saber/poder que as atravessam e de suas implicações na produção da subjetividade. Constatamos que existe a preocupação em ressaltar a diversidade das famílias e a necessidade de respeitá-las. Contudo, ao mesmo tempo, percebemos que algumas significações são fixadas e, mais importante, que a escola parece se colocar numa posição de saber que lhe permite contestar as famílias. Encerramos discutindo as possibilidades que ficam para as crianças, alvos deste saber/poder.
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Henningen, I., & Guareschi, N. M. de F. (2012). Políticas da subjetividade na escola infantil: a família em foco. Cadernos De Educação, (20). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i20.1459
Seção
Artigos