Limites e horizontes na educação da infância

  • Euclides Redin

Resumo

A temática deste texto se refere à educação da infância. Disciplina e avaliação são processos necessários para qualquer trabalho minimamente consistente. Porém há questões-chave a serem respondidas pela educação. São as seguintes: disciplinar e avaliar para quê?! E uma segunda questão: quem avalia?! Quero indicar neste texto os limites estabelecidos na prática pedagógica, especialmente na prática escolar e alertar para a falta de horizontes significativos para a infância nos currículos da educação da infância – explícitos ou implícitos; manifestos ou ocultos e/ou silenciados. O objeto de estudo é a infância que não se esgota na idade da educação infantil formal. Palavras-chave: políticas públicas para a infância, aparecimento/desaparecimento da infância, avaliação, disciplina. Limits and horizons in infantile education Abstract: The thematic of this text refers to the education of infancy. Discipline and evaluation are necessary processes for any minimal consistent labor. However, there are key-questions to be answered by education. They are the following: to discipline and evaluate for what? And a second question: who evaluates? I want to indicate in this text the limits established in pedagogical practice, especially in school practice is to alert to the lack of significant horizons for infancy in the curricula of education of infancy – both explicit and implicit; manifest or hidden and/or silenced. The object of the study is infancy with is not exhausted in the age of formal infantile education. Key-words: public policies for infancy, appearance/disappearance of infancy, evaluation, discipline.
Publicado
2012-11-19
Como Citar
Redin, E. (2012). Limites e horizontes na educação da infância. Cadernos De Educação, (21). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i21.1469
Seção
Tema em Destaque