O professor de Matemática no cinema: cenários de identidades e diferenças

  • Carla Gonçalves Rodrigues

Resumo

Este texto é um protesto às formas impostas de ser. Este texto é um alerta relativo às sobredeterminações de modos de vida. Este texto também é uma manifestação ao avesso da constituição de kits de perfis humanos. Na mesma direção, defendo que este texto se opõe à representação de indivíduos dada a priori. Ainda... é este texto um ensaio do pensamento em torno do cinema, das professoralidades e das identidades. Mais do que tudo isso, ele é uma prece à produção de diferenças nos processos de subjetivação de maneira a anular os efeitos normalizadores de conduta. Palavras-chave: Educação Matemática – Formação de professores – Processos de subjetivação The Math teacher in the movies: sceneries of identities and differences. AbstractThis text is a protest against imposed ways of being. This text is a warning regarding the over-determination of ways of life. This text is also a manifestation against making kits of human profiles. Following the same line, I defend that this text opposes to the representation of individuals given a priori. This text is also an essay about thoughts regarding the movies, the issues concerning the teachers, and the identities. Above all, it is a prayer to produce differences in the subjection processes, so as to nullify the normalization effects of behavior. Key words: Mathematical Education; Teacher Development; Subjection Processes
Publicado
2012-11-19
Como Citar
Rodrigues, C. G. (2012). O professor de Matemática no cinema: cenários de identidades e diferenças. Cadernos De Educação, (22). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i22.1486
Seção
Artigos