Representação social e educação: características das produções brasileiras nos últimos congressos de educação e de representação social

  • Maria Suzana de Stefano Menin
  • Alessandra de Moraes Shimizu

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas das características das pesquisas em Representação Social aplicadas ao campo educacional. Analisamos 136 trabalhos publicados nos anais dos quatro últimos Congressos Internacionais na área – no Canadá (2000), na Escócia (2002) e no Brasil (2001 e 2003) – e nos três mais recentes congressos em Educação da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), no Brasil (2001, 2002 e 2003). Para orientar a análise dos artigos, enfocamos aspectos como: o objeto de pesquisa mais investigado; as formas de análise das representações; as características das amostras pesquisadas; a identificação de mudanças nas representações; as relações entre representações sociais e práticas sociais; os processos de divulgação das representações sociais; outras teorias psicológicas ou sociais que são consideradas nos estudos de representação e recursos metodológicos que têm sido utilizados. Palavras-Chave: Representação Social – Educação – Pesquisa em Educação – Pesquisa em Representação Social Social representation and education: characteristics of the brazilian productions in the latest congresses of education and social representation. AbstractIn this paper, we present some of the characteristics of the researches in Social Representations as applied to the educational field. We analyze 136 papers published in annals of the last four International Scientific Meetings in this area – Canada (2000), Scotland (2002) and Brazil (2001 and 2003) – and the three last meetings of National Association of Graduate Studies in Education, in Brasil, (2001, 2002 and 2003). In order to orient the analysis of the papers, we investigate aspects such as: the most investigated research object, the way of the representations were analyzed, the characteristics of the samples, the identification of changes in representations, the relations established between social representations and the social practices, the processes of spreading out social representations, and other psychological and social theories which are considered in studies on representation and their methodological resources. Key–Words: Social representation – Education - Educational Research - Research in Social Representation.
Como Citar
Menin, M. S. de S., & Shimizu, A. de M. (1). Representação social e educação: características das produções brasileiras nos últimos congressos de educação e de representação social. Cadernos De Educação, (22). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i22.1487
Seção
Artigos