Tecnologia Assistiva, Escola e Formação Docente: reflexões a partir de perspectivas educacionais inclusivas

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Escola, Formação Docente, Educação Inclusiva.

Resumo

Atualmente, a Tecnologia Assistiva – TA vem proporcionando às pessoas com deficiência, recursos adaptados às suas necessidades específicas para o desempenho de diversas atividades. Nesse aspecto, objetivando ampliar reflexões que suscitem práticas educacionais genuinamente inclusivas, problematizamos, neste artigo, a aplicação da TA no cenário escolar, bem como a relevância de sua integração aos cursos de Formação Docente. Para tanto, agregamos à utilização de construtos teóricos relacionados, experiências advindas do 5º Encontro de Formação Docente, realizado no Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Goiás – UEG – Campus Inhumas, onde foi ofertado, a 19 acadêmicas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras e pós-graduação em Docência do Ensino Superior, o minicurso: Noções básicas de Tecnologia Assistiva. Os resultados provenientes desta oferta levaram-nos a concluir (a partir de pesquisa de opinião proposta) que, apesar de possuir grande relevância para a prática docente, o tema ainda é pouco discutido no ambiente acadêmico.

Biografia do Autor

Lilian Cristina dos Santos, Universidade Estadual de Goiás
Psicóloga. Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia institucional e clínica. Especialista em Gestão em saúde. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT) da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Anápolis. Docente do quadro temporário da Universidade Estadual de Goiás, vinculada ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR/UEG. Docente do quadro efetivo da Rede Municipal de Anápolis/Go, vinculada ao Centro Municipal de Atendimento à Diversidade – CEMAD. Áreas de interesse: Inclusão, Educação Especial, Tecnologia Assistiva e Formação de professores.
Carla Salomé Margarida de Souza, Universidade Estadual de Goiás
Pedagoga. Especialista em Docência Universitária. Em Educação Para a Diversidade e Cidadania e em Libras. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT) da Universidade Estadual de Goiás. Docente efetiva da UEG Inhumas e da SEDUC Goiás. Áreas de interesse: Inclusão, Educação Especial, Formação de professores e Práticas de Ensino.
Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás
Pós-doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto/Portugal. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e do curso de Pedagogia da UEG /Câmpus Inhumas. Áreas de interesse: Políticas Públicas, Formação de Professores, Didática e Prática de Ensino, Diversidade, Educação Inclusiva, Política Educacional e Prática Pedagógica.Contato: marlenebfreis@hotmail.com
Publicado
2021-02-17
Como Citar
Santos, L. C. dos, Souza, C. S. M. de, & Reis, M. B. de F. (2021). Tecnologia Assistiva, Escola e Formação Docente: reflexões a partir de perspectivas educacionais inclusivas. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.15069
Seção
Artigos