Estudante zapping e atuação docente: um estudo de caso

Miriam Leite

Resumo


A questão da dispersão discente na sala de aula vem mobilizando a reflexão do campo educacional, sendo frequentemente identificada como característica das novas gerações, condicionadas que estariam pela velocidade do nosso tempo. O estudo de caso que informa este artigo permite problematizar essa interpretação, apontando que a dispersão estudantil também pode se relacionar com questões do trabalho docente, o que inclui as condições oferecidas pela escola. Neste artigo, desenvolvo tais discussões, com base na análise dos padrões de interação identificados nas aulas observadas. Para tanto, colocam-se como interlocuções teóricas fundamentais o trabalho de Antonio Flávio Moreira, Elizabeth Ellsworth, Elizabeth Macedo e Vera Candau, na problematização da noção de diálogo no campo educacional, e de François Dubet, para pensar as questões da autoridade na escola atual, que se mostraram relacionadas com a problemática focada.
Palavras-chave: dispersão; diálogo; negociação; autoridade. 
The zapping student and teachers' work: a case study
AbstractThe question of student dispersion in the classroom has been provoking reflection in the educational field, being frequently identified as a characteristic of the new generations, conditioned as they are by the speed of our times. The case study referred in this article allows questioning that interpretation, indicating that student dispersion may also be related to teachers’ work which includes the conditions the school offers. In this article, those questions are developed, after analyzing the interaction patterns identified in the classes observed. As basic theoretical interlocutions, Antonio Flávio Moreira, Elizabeth Ellsworth, Elizabeth Macedo and Vera Candau when problematizing the notion of dialogue in the educational field, and François Dubet, to consider questions of authority in the contemporary school, shown to be related to the problems focused.
Keywords: dispersion; dialogue; negotiation; authority.

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DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i38.1574