Apresentação

  • Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
  • Marcia Corcini Lopes
  • Fernanda de Camargo Machado

Resumo

Na qualidade de proponentes-organizadoras de um Dossiê cujo tema traz como questão central a Educação de Surdos, compreendemos que seja interessante marcar a posição teórica e metodolgica que caracteriza e articula os textos entre si, ou seja, a noção de que a surdez é uma invenção deste mundo. Ao partirem da concepção de que a surdez é inventada, os autores envolvidos não ignoram a sua materialidade no corpo daquele que não ouve, mas afirmam que, sobre esse corpo, verdades forjadas em distintos campos de saber inscrevemse determinando formas de olhar e posições de sujeito dentro de intrincadas redes de relações. Culturalmente, produzimos o normal, o anormal, o deficiente, o surdo, a escola inclusiva, a escola especial, a surdez como uma marca clínica, uma marca cultural, etc. Qualquer produção e entendimento, portanto, estará marcado pela cultura e pelas verdades que nela construímos.
Como Citar
Lunardi-Lazzarin, M. L., Lopes, M. C., & Machado, F. de C. (1). Apresentação. Cadernos De Educação, (36). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i36.1595
Seção
Editorial