Formação de professores do campo no estado de Mato Grosso, nas décadas de 1980 e 1990

Palavras-chave: professores leigos, formação de professores, projetos de formação, escolas do campo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da configuração do processo de formação de professores de escolas do campo no estado de Mato Grosso, nas décadas de 1980 e 1990; identifica os principais programas/projetos de formação existentes nessa época e de que forma atendiam as especificidades do campo. O estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, pautada em análise documental e entrevistas com professores que atuaram em cinco mesorregiões do estado. Os resultados apontam que a maioria dos cursos de formação implementados nesse período destinavam-se tanto a professores de escolas urbanas quanto de escolas rurais; embora não se voltassem para as especificidades formativas do campo, esses cursos contribuíram para a habilitação e o processo de profissionalização de professores “leigos” do campo.

Biografia do Autor

Heloisa Salles Gentil, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Graduada em Ciências Sociais pela UFMG, mestre e doutora em educação pela UFRGS. Professoa sênior do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando na Linha de Formação, políticas e práticas pedagógicas. Realiza pesquisas sobre formação de professores, políticas de educação e educação do campo.
Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora sênior da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no Programa de Pós-graduação em Educação, vinculada à linha Educação e diversidade” e com pesquisas sobre educação do campo e organização do trabalho pedagógico com ênfase em projeto político pedagógico, avaliação de ensino, educação dos trabalhadores rurais sem terra, trabalho e educação e trabalho coletivo.
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Gentil, H. S., & Machado, I. F. (2020). Formação de professores do campo no estado de Mato Grosso, nas décadas de 1980 e 1990. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.16177
Seção
Artigos