A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas

  • Carolina Reis Monteiro

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o uso de estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem da ortografia de uma turma de segunda série do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Pelotas. Os objetivos centrais desse estudo consistem em: a) descrever e analisar a evolução dos erros ortográficos encontrados nas produções textuais das crianças; e b) avaliar os efeitos das atividades metacognitivas desenvolvidas sobre a performance ortográfica das crianças. Os resultados encontrados revelam uma clara influência positiva das atividades reflexivas para a ampliação do conhecimento ortográfico das crianças estudadas, o que se manifesta tanto nas produções textuais espontâneas como nas explicitações verbais das crianças em relação aos erros e à norma ortográfica. Palavras-chave: Aprendizagem da ortografia; estratégias metacognitivas; erro construtivo.The learning orthography and the use of metacognitive strategies AbstractThis work presents the results of a research on the use of metacognitive strategies in the learning process of orthography in a second grade class at a Elementary School in the city of Pelotas. The main aims of this study are: a) to describe and to analyze the development of those orthographical errors found in the children´s textual productions; and b) to evaluate the metacognitive activities effects on the children´s orthographical performance. The results reveal an obvious positive influence of those reflexive activities in order to enlarge the orthographical knowledge of the children we studied in this research. It is evident especially in the children´s spontaneous textual productions, as well as in the oral accounts concerning the errors and the orthographical rules. Keywords: orthographical learning; metacognitive strategies; constructiveerror.
Como Citar
Monteiro, C. R. (1). A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas. Cadernos De Educação, (35). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i35.1623
Seção
Artigos