“Se eu fosse fazer transição, eu era jogada na rua”: vida precária, universo trans e educação

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: vida precária, universo trans, educação

Resumo

Enaltecer vidas diferentes leva-nos a produzir estratégias para reconhecê-las possíveis. Partir do reconhecimento precário de uma vida requer problematizar discussões que a enquadram em uma moldura sem inteligibilidade. Logo, sob o enfoque da pesquisa pós-crítica em educação, com a utilização da arqueologia foucaultiana, acessamos, neste artigo, narrativas de memórias discursivas da época de transição de gênero na escola, na família e na comunidade, de uma das participantes da pesquisa realizada durante o Curso de Doutorado em Educação, Luna. O método utilizado para a coleta de dados, com o objetivo de encontrar memórias de cartografia de vidas que se chocaram com as regras, desenharam contornos subversivos e, ainda assim, permaneceram em ambiente escolar, foi a entrevista narrativa. Por meio dessa ferramenta, foi possível acompanhar e analisar a construção subjetiva de gênero feminino de Luna, que, durante esse processo, previu projetos de vida possíveis nos quais a educação representou uma forma de resistência e ruptura com a precariedade da vida que atinge pessoas trans.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Professor do Programa de Pós-graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em diversidade sexual (NUDISEX da UEM) e o Grupo de Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE da UEMS).
Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-doutorado e Doutorado em Educação escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Diversidade Sexual (NUDISEX).
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Silva, F. G. O. da, & Maio, E. R. (2020). “Se eu fosse fazer transição, eu era jogada na rua”: vida precária, universo trans e educação. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.16234
Seção
Artigos