Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero

  • Fabiane Ferreira da Silva
  • Paula Regina Costa Ribeiro

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós- struturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault. Palavras-chave: narrativas, gênero e educação escolarizada. Telling and hearing histories: school education, women and gender AbstractIn this article we aimed to analyze the net of narratives concerning the schooling education of women in the Beehive Solidarity Movement Association. To realize, we examined their narratives that emerged during the development of the Woman and Citizenship. course In the study, we problematized the reasons that hindered their access to school education, as well to the continuation of the study by these women, and the meanings they attribute to schooling education. In that sense, we tried to discuss the implications of some narratives and social practices in the constitution of the women at the Beehive. When proceeding in such a way we established connections with the Cultural Studies and of Gender, in the poststructuralist verges, and with some propositions of Michel Foucault. Key-words: narratives, gender and schooling education.
Como Citar
Silva, F. F. da, & Ribeiro, P. R. C. (1). Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero. Cadernos De Educação, (34). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i34.1641
Seção
Tema em Destaque