O Diretor de Turma e a gestão pedagógica das escolas profissionais: estudo de caso de uma política educacional

Palavras-chave: política educacional, Projeto Professor Diretor de Turma, gestão pedagógica, escola profissional

Resumo

O Projeto Professor Diretor de Turma funciona no Estado do Ceará, desde o ano de 2008, mesmo período em que a unidade da federação também cria e fortalece sua Política Estadual de Educação Profissional. As duas políticas nascem, assim, articuladamente, de modo que todas as escolas profissionais mantidas pela esfera estadual aderem ao citado projeto e o têm intrínseco à sua estrutura e ao seu funcionamento. Este estudo tem como objetivo compreender como o Diretor de Turma interfere na gestão pedagógica das escolas profissionais do Sertão dos Inhamuns, mesorregião que conta com duas escolas do aludido tipo, nas quais foi realizado um estudo de caso múltiplo, amparado pela pesquisa qualitativa, utilizando a técnica da entrevista semiestruturada. A análise dos dados mostrou que o projeto contribui para a gestão pedagógica das escolas loci, norteando seu trabalho educacional, mas apresenta aspectos a serem ressignificados em sua práxis, oriundos dos mais diversos âmbitos (escola, entidade regional e estadual).

Biografia do Autor

Gilmar Pereira Costa, Universidade Estadual do Ceará
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Antonio Germano Magalhães Júnior, Universidade Estadual do Ceará
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UECE e Avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará.
Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Centro Universitário Católica de Quixadá
Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Del Norte (2009), título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora aposentada da UECE. Atualmente é Coordenadora do Setor de Publicações do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA).
Sérgio Horta Mattos, Centro Universitário Católica de Quixadá
Doutorado em Agronomia/Fitotecnia, pela UFC. Professor aposentado pela UFC. Atualmente é Professor do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA).
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Costa, G. P., Magalhães Júnior, A. G., Carneiro, S. N. V., & Mattos, S. H. (2020). O Diretor de Turma e a gestão pedagógica das escolas profissionais: estudo de caso de uma política educacional. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.17006
Seção
Artigos