Leitura e Educação de Jovens e Adultos

Palavras-chave: educação de jovens e adultos, leitura, concepções, prática social, prática pedagógica

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar concepções sobre o ato de ler e práticas sociais e pedagógicas voltadas à formação leitora dos(as) alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica de artigos indexados na Base SciELO no período de 2015 a 2017. A pesquisa possibilitou a identificação de contribuições organizadas em quatro categorias: letramento; tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); interdisciplinaridade e narrativas pessoais. Os resultados apontam tensões entre as concepções sobre o ato de ler reveladas nas práticas de leitura na EJA, focalizadas nos artigos. Tais concepções e práticas ora priorizam a aprendizagem de decodificação, de normas, de fluência, de oratória, ora a dimensão sociocultural do ato de ler como ato dialógico, inclusivo, interdisciplinar, como tarefa da escola e da comunidade. O ato de ler pode ser mediado pelo uso das tecnologias e deve ser construído por meio das interações, na escola, entre estudantes e educadores(as) e, nos contextos extraescolares, entre as pessoas, sendo um processo que ocorre de dentro para fora, por meio da produção de sentidos.

Biografia do Autor

Tatiane Martins Moacir de Almeida, Universidade Federal de São Carlos.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e Letras pela Universidade de Franca. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
Jarina Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de São Carlos.
Doutora em Educação: Currículo pela Pontíficia Universidade católica de São Paulo – SP. Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atividades de ensino, extensão e pesquisa na área de Educação de Jovens e Adultos.
Heloisa Chalmers Sisla, Universidade Federal de São Carlos.
Graduada em Pedagogia (Universidade de São Paulo), Mestrado em Educação em Museu (Bank Street College of Education) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com pesquisas nos seguintes temas: letramento; ensino de produção textual; ensino de compreensão leitora; formação de professores/as.
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Almeida, T. M. M. de, Fernandes, J. R., & Sisla, H. C. (2020). Leitura e Educação de Jovens e Adultos. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.17214
Seção
Artigos