Formas e tendências de precarização do trabalho docente e os influxos do empresariamento na educação

  • Amanda Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thayse Ancila Maria de Melo Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-6592-4755
  • Vânia Cardoso da Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: trabalho docente, educação básica pública, precarização

Resumo

Este artigo discute o trabalho docente na educação básica pública brasileira, sob o viés da precarização e do empresariamento em curso, enfocando as formas de contratação temporária e eventual de professores, assim como as tendências de terceirização, pejotização e uberização, surgidas nos últimos anos. Apresenta análises de dados estatísticos de nível nacional e de documentos públicos e oficiais de Secretarias de Educação municipais e estaduais, bem como dialoga com outras pesquisas sobre a temática que permitiram situar tais contratações atípicas no bloco histórico neoliberal e no processo de empresariamento da educação. Evidencia que tal processo corrói a carreira docente, enfraquece a capacidade política coletiva dos professores e submete o docente a condições cada vez mais precárias de trabalho, promovendo sua desqualificação com vistas a sua requalificação dentro da lógica empresarial.

Biografia do Autor

Amanda Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Thayse Ancila Maria de Melo Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Vânia Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em serviço social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da mesma instituição.
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Silva, A. M. da, Gomes, T. A. M. de M., & Motta, V. C. da. (2020). Formas e tendências de precarização do trabalho docente e os influxos do empresariamento na educação. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.17406
Seção
Artigos