A contribuição de três tradições da teoria fundamentada para a pesquisa educacional

  • Alberto José Ferreira de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Edna Gusmão de Goes Brennand UFPB
Palavras-chave: Teoria fundamentada, Metodologia de pesquisa em educação, Ciência dos dados

Resumo

O estudo tem como foco investigativo as três tradições predominantes da teoria fundamentada: clássica, straussiana e construtivista, com ênfase em suas peculiaridades. Destaca a mesma origem comum dessas três vertentes e o compartilhamento de uma série de técnicas de abordagem originais, diferenciadas por estruturas filosóficas contrastantes e diretivas metodológicas conflitantes. Traz para a cena do debate metodológico questões fundamentais de interesse para os pesquisadores da área de Educação que trabalham com a pesquisa qualitativa, sobretudo no campo dos Estudos Culturais. Os resultados do estudo apresentam as aproximações e os distanciamentos entre as três principais abordagens da teoria fundamentada. São tecidas, ao longo da análise, considerações a respeito dos elementos a serem considerados na escolha da perspectiva da teoria fundamentada mais adequada para conduzir um trabalho de pesquisa com dados empíricos. Contribui para sintetizar elementos metodológicos úteis nas três tradições para a pesquisa empírica no campo da Educação.
Publicado
2021-03-08
Como Citar
de Lima, A. J. F., & Brennand, E. G. de G. (2021). A contribuição de três tradições da teoria fundamentada para a pesquisa educacional. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.17684
Seção
Artigos