Colégio Estadual Paula Soares: a prática reflexiva como narrativas da vida institucional

  • Flávio Obino Corrêa Werle

Resumo

Este texto reflete acerca de registros de vida de uma escola estadual e seus atores. Ao longo de todo o trabalho, narrativas, escritas, reflexões acerca de vivências e acontecimentos são analisadas. Fontes documentais diversificadas sustentam esta reflexão cujo eixo de análise é a narrativa como prática reflexiva e exercício de registro da vida pessoal e institucional, importante elemento mobilizador de interpretações, decisões, visões de mundo. É um texto que fala da vida de professores públicos e das instituições em que trabalharam, como percebiam, o que valorizavam, como se comunicavam e o que decidiam deixar como história sua e da instituição em que atuavam. Mostra que são muitas as formas de prática reflexiva e que ela pode incidir sobre instituições, situações, aspectos do cotidiano bem como eventos e relações hierárquico-institucionais. Palavras-chave: História institucional, prática reflexiva em situações de gestão escolar, escola públicaState High School Paula Soares: reflective practice as narratives of the institutional lifeAbstractThis text reflects about the life of a state school and its actors. Along the whole paper, narratives, writings, reflections about living experieneces and happenings are being analyzed. Diversified documental sources sustain this reflection, whose analysis axis is narrative as reflective practice and the exercise of registration of both, the personal and institutional life, an important mobililizing element of interpretations, decisions and world views. It is a text that speaks of the life of public teachers and the institutions in which they have worked, how they perceived, what they valued, how they communicated and what they decided to leave as the history, both theirs and of he institution in which they have been active. It shows that there are many ways of reflective practice, and that it can occur in institutions, situations, daily life aspects, as well as in events and hierarchiquic-institutional relationships.Key-words: Institutional history, reflective practice in situations of school administration, public school.
Como Citar
Werle, F. O. C. (1). Colégio Estadual Paula Soares: a prática reflexiva como narrativas da vida institucional. Cadernos De Educação, (29). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i29.1785
Seção
Artigos