A TV como objeto de estudo na formação e prática de educadores: prazer e crítica

  • Vânia Lucia Quintão Carneiro

Resumo

Este trabalho analisa implicações do estudo sobre televisão na formação e prática de educadores. Baseia-se em depoimentos escritos nos memoriais de professores que participaram do curso “TV na Escola e os Desafios de Hoje” e em questionários aplicados1 a 61 professores de escolas públicas do DF e a 117 estudantes do ensino fundamental e médio do DF. Na análise dos dados quantitativos, constatamos que a preferência dos professores – dentre os programas de televisão – recai sobre os informativos, seja para seu próprio conhecimento, seja para utilização em sala de aula. Em seus depoimentos, os professores declaram que o estudo sobre TV lhes proporciona segurança para incorporar, na prática de ensino, outros gêneros de programas a que os estudantes assistem. Igualmente, revelam sua satisfação pessoal em fazer da recepção em casa um lugar de pensar a TV. Em conclusão, o conhecimento sobre televisão pode ajudar o professor na promoção de uma aprendizagem mais significativa em sala de aula, bem como ser objeto de reflexão no hábito cotidiano familiar de assisti-la. Palavras-chave: mídia e educação, TV e formação de professores, TV e prática pedagógica, educação em televisão, TV na escolaTV as an object of study in teacher education: pleasure andcriticismAbstractThis study analyses the implications of the study of television on the training and the practice of educators. It draws from written testimony of teachers who attended the course “TV in the School and Today’s Challenges” and from a survey2 conducted with 61 public school teachers and 117 elementary and high school students in Brazil’s Federal District. In the quantitative data analysis, it was verified that teachers prefer informative TV programs, either for their own knowledge or for use in the classroom. In their statements, teachers declared that the study of TV makes them more confident to introduce in their teaching practice other genres of programs that their students normally watch. They also indicated their personal satisfaction in having domestic reception a locus of thinking about TV. In conclusion, knowledge of TV can help the teacher promote a more effective apprenticeship in the classroom, and also make TV an object of reflection in their daily familiar habit of watching it. Key-words: media and education, TV and teacher training, TV and pedagogical practice, media education, TV at school; critical consumption
Como Citar
Carneiro, V. L. Q. (1). A TV como objeto de estudo na formação e prática de educadores: prazer e crítica. Cadernos De Educação, (28). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i28.1800
Seção
Artigos