Pesquisar o Singular em Educação: o exemplo de Gregory Bateson

  • Bernd Fichtner

Resumo

A construção de conhecimento científico tem sua base metodológica no conceito de aproximações cada vez mais precisas à realidade. Na perspectiva da ciência e das disciplinas científicas isso significa que a realidade é mais ou menos já compreendida e entendida. A pedagogia e a psicologia de desenvolvimento, por exemplo, já sabem mais ou menos o que é uma criança ou um adolescente. Uma alternativa encontra-se no nível de teoria e de arte, nas possibilidades de "olhar da posição do novo". Isso é concretizado no pensamento de Gregory Bateson e na sua conceptualização de aprendizado - aplicado numa experiência inovadora e prática de educação. Palavras-chave: crise da ciência e das disciplinas científicas, possibilidades de "olhar da posição do novo", educação. Researching the Uncommon in Education: Gregory Bateson's Example Abstract The methodology to construct scientific knowledge is based on the concept of approximation to reality with constantly growing accuracy. From a scientific point of view, reality has already been more or less comprehended and understood. Developmental pedagogy and psychology already know more or less what is a child or a teenager. An alternative to this might as well be provided by theory and art, more especially by the possibilities that they present "to look at reality from the standpoint of the new". This idea shall be explicated more concretely through Gregory Bateson's thought and his theoretical concept of learning - and then applied to an innovative form of educational practice. Key-words: crisis of science and the scientific disciplines, possibilities "to look from the standpoint of the new", education.
Publicado
2012-12-19
Como Citar
Fichtner, B. (2012). Pesquisar o Singular em Educação: o exemplo de Gregory Bateson. Cadernos De Educação, (27). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i27.1810
Seção
Artigos