Criatividade e educação - as aproximações possíveis

  • Maria José Dozza Subtil

Resumo

O trabalho apresenta a criatividade numa dimensão de práxis, como atividade consciente, humana e social. Levanta concepções, idéias e reflexões, abordando diferentes aspectos da prática criadora, objetivando contribuir para o aprofundamento das discussões sobre essa temática. Descreve as fases do processo criador trazendo as idéias de Guilford, que situa a criação como parte de uma organização de capacidades intelectuais reveladas pela análise fatorial. Para finalizar, tece considerações sobre a indispensável relação entre criatividade e educação. Palavras-chave: conceitos de criatividade, processo de criação, capacidades criativas, educação. Creativity and education: possible approximations Abstract This paper presents creativity in the perspective of praxis and as a conscious, human, and social activity. It provides concepts, ideas, and reflections on different aspects of the creation practice and aims at contributing to deepen the discussions about this issue. It describes the phases of the creation process based on Guilford's ideas; this author analyzes creation as part of the organization of intellectual skills which are revealed by the factorial analysis. Finally, it comments on the indispensable relationship between creativity and education. Key-words: concepts of creativity, creation process, creative skills, education.
Como Citar
Subtil, M. J. D. (1). Criatividade e educação - as aproximações possíveis. Cadernos De Educação, (27). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i27.1816
Seção
Artigos