Escola, inclusão e o princípio da igualdade: sobre o papel da gestão educacional em tempos de empresariamento da educação

  • Viviane Klaus UFPEL
  • Morgana Domênica Hattge
Palavras-chave: igualdade, gestão educacional, empresariamento da educação, inclusão.

Resumo

Neste artigo, discutimos as "soluções de gestão" implementadas pelo Programa Jovem de Futuro (PJF), do Instituto Unibanco (IU), na educação. O estudo foi realizado por meio de uma análise documental dos relatórios de atividades da instituição e dos boletins Aprendizagem em Foco. Abordamos a proliferação e a abrangência do PJF desde a sua implantação até o ano de 2017. Discutimos que a gestão empresarial pautada em uma dinâmica concorrencial adentra o campo educacional, transforma os princípios de "igualdade" e de "coletividade" e afeta os processos inclusivos escolares. Indicamos as principais conclusões do estudo, as quais salientam que cabe à gestão educacional, comprometida com a escola como espaço plural e democrático, fomentar a preservação da igualdade na organização das escolas e dos sistemas de ensino.
Publicado
2020-07-13
Como Citar
Klaus, V., & Hattge, M. D. (2020). Escola, inclusão e o princípio da igualdade: sobre o papel da gestão educacional em tempos de empresariamento da educação. Cadernos De Educação, (62). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i62.19142
Seção
Artigos