A Língua Brasileira de Sinais no cenário das licenciaturas

  • Patrícia Grãff UFPEL
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais, licenciatura, disciplina, políticas educacionais.

Resumo

A presente pesquisa tomou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como objeto de estudo e pretendeu identificar se e como ela vem sendo ofertada na forma de componente curricular nas instituições de Ensino Superior. Inspirada nos Estudos Foucaultianos e usando o discurso como ferramenta metodológica, pautou-se em uma busca nas páginas eletrônicas de instituições de Ensino Superior à procura de matrizes curriculares e ementas. Os dados da pesquisa permitiram concluir que todas as instituições de Ensino Superior pesquisadas ofertam a Libras como componente curricular obrigatório para as licenciaturas. Da análise das ementas depreende-se que se apresentam de forma heterogênea, concentrando-se nas discussões sobre os aspectos linguísticos da Libras; a história de sua constituição e as concepções de cultura e identidade surdas. Perifericamente, discutem a ênfase inclusiva para a educação de surdos; possibilitam práticas de conversação e apresentam o SignWriting.
Publicado
2020-07-13
Como Citar
Grãff, P. (2020). A Língua Brasileira de Sinais no cenário das licenciaturas. Cadernos De Educação, (62). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i62.19149
Seção
Artigos