Ler e escrever: ensinar para melhor aprender

  • Maity Siqueira
  • Gabriela Castro Menezes de Freitas

Resumo

Ler e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento. Em um primeiro momento, o ensino da leitura e da escrita pressupõe codificação e decodificação de grafemas e fonemas. Porém, ler e escrever fluentemente pressupõe muito mais do que codificar e decodificar, exigindo que haja um trabalho consciente envolvendo habilidades cognitivas de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos linguístico-cognitivos da leitura e da escrita, consciência fonológica e ortografia, que estão relacionados ao ensino formal da lecto-escrita realizado em sala de aula.   Palavras-Chave: leitura, escrita, consciência fonológica, consciência ortográfica   Title: Reading and writing: teaching for a better learning   Abstract   Reading and writing are activities initiated before the process of alphabetizing and developed during all the formal education period. From the first contacts with the world of letters, human beings start to build hypothesis about reading and writing that will be or won’t be confirmed in their literacy future experiences. On a first moment, reading and writing presuppose coding and decoding graphemes and phonemes. However, a fluent reading and writing activity requires a lot more than coding and decoding, it demands a conscious effort that involves different cognitive abilities. This paper approaches diverse reading and writing cognitive-linguistic aspects, phonological awareness and orthography, abilities that contribute to the formal teaching of reading and writing.   Key-words: reading, writing, phonological awareness, ortographic awareness
Como Citar
Siqueira, M., & Freitas, G. C. M. de. (1). Ler e escrever: ensinar para melhor aprender. Cadernos De Educação, (40). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i40.2107
Seção
Artigos