Formação e semiformação em Theodor Adorno: implicações na formação de professores para a pesquisa

  • Renan Santos Furtado Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação https://orcid.org/0000-0001-7871-2030
  • Carlos Nazareno Ferreira Borges Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências da Educação https://orcid.org/0000-0002-1911-2278
  • Leandro Henrique Cruz Da Silva Escola Superior da Amazônia
Palavras-chave: Formação de professores, semiformação, formação para a pesquisa, Theodor Adorno.

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão sobre a formação de professores em suas variadas dimensões, como a política, técnica, humana e a da formação cultural, bem como tratar sobre a perspectiva do professor formador e da formação para a pesquisa. Para isso, apoiamo-nos nas ideias de formação e semiformação apresentadas por Theodor Adorno no intuito de demonstrar as contribuições desses conceitos para o debate. Apontamos que a semiformação traz um prejuízo estrutural na formação dos professores, assim como na formação dos indivíduos em geral, haja vista que as dinâmicas que fazem essa semiformação acontecer dentro do mundo do capital priorizam fatores que não estão ligados com as dimensões principais da formação, mas, sim, ao produtivismo inerente ao sistema econômico no qual estamos inseridos.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação
Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa "Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade. Atua como Revisor dos periódicos - Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares & Trilhas (UFU) e Conexões (UNICAMP). Tem experiência, estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.
Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências da Educação
possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social
Leandro Henrique Cruz Da Silva, Escola Superior da Amazônia
Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Vinculado ao grupo Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL), atuando na linha de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). Estudos e pesquisas concentradas nos campos da Educação Física escolar, teorias pedagógicas e metodologias de ensino. Experiência em apoio e organizações de eventos esportivos a partir da atuação como bolsista do grupo HÁPAX nos anos de 2015 e 2016. Experiência de atuação como professor no campo escolar a partir da participação do programa PIBID nos anos de 2016 e 2017. 
Publicado
2022-05-03
Como Citar
Furtado, R. S., Borges, C. N. F., & Da Silva, L. H. C. (2022). Formação e semiformação em Theodor Adorno: implicações na formação de professores para a pesquisa. Cadernos De Educação, (66). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i66.21538
Seção
Artigos