Mundo da Vida e Linguagem: ou como interpretar a publicidade da vida cotidiana

  • Jovino Pizzi

Resumo

O mundo da vida não faz parte apenas da filosofia de Husserl ou de Habermas. Merleau-Ponty também se junta ao significativo grupo que se ocupa de fazer filosofia reconhecendo a importância desta categoria. Merleau-Ponty se refere ao corpo vidente e visível. O sujeito é corpo e visibilidade, ou seja, aquilo que se vê. Somente assim é possível entender o sujeito na potencialidade participativa. Este ponto de partida proporciona uma análise de como se pode identificar, na filosofia, duas leituras distintas das “evidências das situações vivenciais”. De um lado, a tendência de conferir ao mundo da vida um significado negativo ou malvisto e, de outro, a referência às circunstancialidades da vida cotidiana como uma indicação fundamental para a compreensão do sentido do agir. A publicidade significa o desvelamento dessa duplicidade da filosofia.Palavras-chave: Merleau-Ponty. Mundo da vida cotidiano. Linguagem. Circunstancialidade.Life world and language: or how to interpret the publicity of every day lifeAbstractThe Life World is not the property of Husserl or Habermas Philosophy. Merleau-Ponty is another philosopher that belongs of group that recognizes the importance of this category. He refers to the body as clairvoyant and visible. The subject is body and visibility; it is meaning what we can see. Only by this way, it is possible to understand the subject in its effective participation. This starting point provides an analysis of how the Philosophy has two lectures about the evidences of everyday life situations. In one hand, the tendency to confer the everyday Life World as a negative or distrusted meaning, and in the other hand, the reference to circumstantiality of everyday life as afundamental advice to understand the action intention. The publicity expresses the unveiling of the Philosophy duplicity.Keywords: Merleau-Ponty. Circumstantiality. Everyday Life. Language;
Como Citar
Pizzi, J. (1). Mundo da Vida e Linguagem: ou como interpretar a publicidade da vida cotidiana. Cadernos De Educação, (43). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i43.2189
Seção
Artigos