Perguntando a Paulo Freire: Qual homem devemos formar pela educação? Considerações sobre a filosofia Freiriana

  • Leoni Maria Padilha Henning

Resumo

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de indagar mais especificamente a Antropologia freiriana no bojo do pensamento filosófico-educacional do autor. Para isso, foi proposta uma pergunta, apresentada hipoteticamente ao autor, a saber, “qual homem devemos formar pela educação?”, a partir de cujo questionamento o trabalho foi organizado. Na Apresentação, objetivamos localizar a nascente inspiradora deste texto, esclarecendo as coordenadas nas quais as nossas intenções se situam. Com a Introdução, a problemática principal do trabalho é esclarecida e explorada, como também tentamos aí mostrar a sua complexidade, colocando-a em relação a outros conceitos fundamentais. Na sequência da discussão, buscamos elementos para, de forma também hipotética, tentar articular possíveis respostas freirianas à problemática central do trabalho. Trata-se, pois, de uma investigação bibliográfica que se pauta numa parte significativa da obra de Paulo Freire e de alguns outros autores que auxiliaram significativamente na construção das nossas interpretações e reflexão.   Palavras-chave: Antropologia freiriana, educação, filosofia da educação.
Publicado
2013-09-12
Como Citar
Henning, L. M. P. (2013). Perguntando a Paulo Freire: Qual homem devemos formar pela educação? Considerações sobre a filosofia Freiriana. Cadernos De Educação, (44). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i44.2740
Seção
Artigos