A infância no contexto da família rural: do trabalho infantil à Universidade

  • Andrea Abreu Astigarraga
  • Maria da Conceição Passeggi

Resumo

A partir de entrevistas narrativas autobiográficas, realizadas com egressos dos cursos de Direito e de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que vivenciaram a experiência do trabalho infantil na roça, focalizamos o modo como eles percebem suas relações com seus pais e com o trabalho na infância como aspectos fundantes de suas trajetórias. As noções foucaultianas de governo do outro (objetivação) e de governo de si (subjetivação), articuladas dialeticamente, ajudam-nos  a analisar os modos de fazer para superar adversidades e preconceitos culturais, étnicos e sociais, como táticas que lhes permitiram ingressar, permanecer e concluir com êxito cursos universitários de prestígio. Isso se desenhou para eles mais como um desvio do que como uma meta a ser alcançada, em um contexto sociocultural marcado pela pobreza e a desigualdade. Palavras-chave: Trabalho infantil; Governo de si; Governo do outro; Entrevistas narrativas
Publicado
2013-09-12
Como Citar
Astigarraga, A. A., & Passeggi, M. da C. (2013). A infância no contexto da família rural: do trabalho infantil à Universidade. Cadernos De Educação, (44). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i44.2746
Seção
Artigos