Educação inclusiva: estudo de estado da arte das publicações científicas brasileiras em Educação e Psicologia

  • Cláudia Alquati Bisol
  • Rafaella Ghidini Sangherlin
  • Carla Beatris Valentini

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de estado da arte, realizado com o objetivo de compreender como as publicações científicas das áreas da Educação e da Psicologia têm abordado a educação inclusiva, a partir de artigos publicados entre 2005 e 2010. A amostra foi composta por 480 artigos publicados em periódicos CAPES Qualis A1, A2, B1 e B2. A primeira etapa do estudo consistiu em uma descrição quantitativa dos dados, evidenciando aspectos negligenciados e privilegiados. Na segunda etapa, procurou-se identificar quais as dificuldades e desafios enfrentados por professores de escolas regulares em relação à inclusão e quais os fatores que levaram a experiências bem sucedidas de inclusão escolar. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo de caráter exploratório a partir de um recorte intencional da amostra (79 artigos) e os dados foram organizados em categorias temáticas. Os resultados indicam aumento do interesse pelo tema e preocupação com a qualidade. Os autores têm assumido uma perspectiva abrangente em suas análises dos desafios que o processo de inclusão comporta.   Palavras-chave: educação inclusiva, estado da arte, educação, psicologia  
Publicado
2013-09-12
Como Citar
Bisol, C. A., Sangherlin, R. G., & Valentini, C. B. (2013). Educação inclusiva: estudo de estado da arte das publicações científicas brasileiras em Educação e Psicologia. Cadernos De Educação, (44). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i44.2747
Seção
Artigos