Aprendizagem e avaliação: a ação docente e as implicações no autoconceito de um aluno do ensino fundamental

  • Anderleia Sotoriva Damke
  • Josiane Peres Gonçalves

Resumo

Esta pesquisa discute a relação entre aprendizagem, avaliação e o autoconceito dos alunos, especialmente o caso de um aluno de terceiro ano do Ensino Fundamental. Nesse contexto, explora questões importantes para compreender o assunto, como, por exemplo: O que significa avaliar? Quais são as implicações das práticas avaliativas para o desenvolvimento do aluno? Qual é a relação entre as experiências de avaliação da aprendizagem e o autoconceito? Com base na literatura educacional, analisa a ação docente diante da avaliação e sua relação com o autoconceito e o desempenho do aluno pesquisado. Ao final, sistematiza alguns elementos importantes para que os professores possam refletir, dentre eles, as práticas de avaliação, que devem constituir possibilidades de interação e de aprendizagem, nas quais os alunos possam construir um autoconceito positivo, bem como seu impacto na formação do autoconceito e no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Publicado
2015-06-04
Como Citar
Sotoriva Damke, A., & Peres Gonçalves, J. (2015). Aprendizagem e avaliação: a ação docente e as implicações no autoconceito de um aluno do ensino fundamental. Cadernos De Educação, (49), 94-105. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i49.5586
Seção
Artigos