REPRESENTAÇÕES ACERCA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM ALUNOS E PROFESSORES DE FORMOSA-GO

  • RAFAEL GONÇALVES BEZERRA
  • RODRIGO CAPELLE SUESS

Resumo

O artigo relata os resultados de pesquisa que teve por objetivo estudar as representações que estudantes e professores do ensino médio desenvolvem acerca da escola. Constatou-se que os jovens atribuem à escola um papel importante como um meio de realizar seus projetos de vida e esperam, após o término do ensino médio, ingressar no mercado de trabalho e na educação superior. Por outro lado, a maioria dos docentes acredita que poucos de seus alunos seguirão os estudos no ensino superior. Para os professores, os jovens vão à escola por obrigação, passatempo, socialização, capacitação profissional e para que suas famílias não deixem de receber programas sociais do governo. Ao contrastarmos as visões dos professores e alunos pesquisados, notamos que aqueles estão incrédulos e que estes depositam na escola as esperanças de realizar os seus sonhos e conseguir um melhor status na sociedade.
Publicado
2015-07-30
Como Citar
BEZERRA, R. G., & SUESS, R. C. (2015). REPRESENTAÇÕES ACERCA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM ALUNOS E PROFESSORES DE FORMOSA-GO. Cadernos De Educação, (50), 01-15. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i50.5827
Seção
Artigos