O Programa TEC NEP e sua implementação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a realidade em que se encontram os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEs) implantados no IFRN através do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Programa TEC NEP). Optou-se por uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa caracterizada como estudo de campo. Os dados foram obtidos a partir de informações coletadas de questionários respondidos por 13 (treze) coordenadores de NAPNEs de diferentes campi do IFRN e tratadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que a criação do Programa TEC NEP significou um grande avanço para as políticas de inclusão no IFRN. No entanto, dificuldades, também foram apontadas. 

Biografia do Autor

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharelado em Fisioterapia (UFPB0. Doutorado em Educação 2006) pelp Programa de Pós-graduação em Educação. Atualmente professor Associado do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.
Publicado
2017-03-22
Como Citar
Lins Vieira de Melo, F. R. (2017). O Programa TEC NEP e sua implementação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Cadernos De Educação, (54). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i54.7744
Seção
Artigos