Violência homofóbica na escola: o que revelam os discursos de professoras/es em formação continuada

  • Ana Paula dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da paraíba
  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este texto analisa os discursos de 30 cursistas do Polo de João Pessoa (PB), coletados em 2015, em prova presencial do Módulo “Sexualidade e Orientação Sexual”. Os resultados indicam diferentes propostas de intervenção que perpassam dois eixos centrais: 1) trabalho de conscientização com desenvolvimento de atividades pedagógicas sobre respeito mútuo e diferenças entre alunos/as e demais integrantes da comunidade escolar; 2) encaminhamentos para a Diretoria, Coordenação, Conselho Escolar, Conselho Tutelar, Psicólogo/a e Justiça. Conclui-se que as/os cursistas direcionam as aprendizagens adquiridas na formação continuada para suas práticas pedagógicas, evidenciando um aspecto relevante para a gestão da homofobia na escola: a necessidade de ações conjuntas para o seu enfrentamento, embora as respostas ainda demonstrem equívocos teórico-conceituais que podem limitar a qualidade das intervenções pedagógicas.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialista em GDE. Pedagoga. 
Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da paraíba
Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Coordenadora do Curso de Especialização GDE/NIPAM/UFPB. 
Fernando Cézar Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba
Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB). 
Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe
Doutor em Sociologia (UFS). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal da Sergipe. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). E-mail: diasalfrancio@hotmail.com 
Publicado
2017-07-25
Como Citar
Silva, A. P. dos S., Carvalho, M. E. P. de, Andrade, F. C. B. de, & Dias, A. F. (2017). Violência homofóbica na escola: o que revelam os discursos de professoras/es em formação continuada. Cadernos De Educação, (56). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i56.7758
Seção
Artigos