Fatores relacionados à evasão em EAD: validação de uma escala

  • Elienay Eiko Rodrigues Umekawa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Thaís Zerbini
Palavras-chave: educação a distância, evasão, avaliação.

Resumo

A evasão acadêmica é tida como séria ameaça à Educação a Distância. Esteartigo objetiva contribuir com o campo educacional ao validar, estatisticamente, a ferramenta Fatores Relacionados à Evasão e à Persistência em EAD. Os cursos-alvo dessa validação foram ofertados por instituições de ensino superior do interior paulista. Realizou-se a coleta de dados, ao final dos cursos, por meio de questionário digitalizado que aferiu fatores dificultadores e favorecedores da permanência discente em cursos EAD.Foram efetuadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC), Fatoriais (PAF) e de consistência interna. Após validação estatística, a escala apresentou quatro fatores: Suporte tecnológico e de tutoria, 18 itens (α=0,93); Características exógenas ao curso, 11 itens (α=0,84); Características do aluno, 8 itens (α=0,86);Desenho do curso, 4 itens (α=0,75). Os resultados indicam que a escala, para a amostra participante da pesquisa, é estatisticamente válida e confiável. 

Biografia do Autor

Elienay Eiko Rodrigues Umekawa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
Possui Graduação (2010) e Mestrado em Psicologia (2014) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Analista do Instituto Nacional do Seguro Social, atuação com ênfase em Aprendizagem, Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) e Gestão de Pessoas.
Publicado
2018-07-10
Como Citar
Rodrigues Umekawa, E. E., & Zerbini, T. (2018). Fatores relacionados à evasão em EAD: validação de uma escala. Cadernos De Educação, (59). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i59.7779
Seção
Artigos