Análise dos Objetivos Educacionais de um Curso Técnico em Administração pela Taxonomia de Bloom Revisada

  • Michele Roos Marchesan Centro Universitário UNIVATES - Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.
  • Malcus Cassiano Kuhn Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
Palavras-chave: objetivos educacionais, Curso Técnico em Administração, Taxonomia de Bloom Revisada.

Resumo

O artigo analisa os objetivos educacionais de um Curso Técnico em Administração, de um Instituto Federal, pela Taxonomia de Bloom Revisada. Realiza-se a análise dos objetivos das 21 disciplinas desse Curso, ministradas no segundo semestre de 2015, e dos objetivos do Curso como um todo, por meio de seu projeto pedagógico. A partir da Tabela Bidimensional da Taxonomia de Bloom Revisada, foram consideradas a dimensão do conhecimento e a dimensão do processo cognitivo. Verificou-se coerência dos objetivos na dimensão do conhecimento, com ênfase no conhecimento procedural e no conhecimento conceitual. Na dimensão do processo cognitivo, os objetivos contidos nos planos de ensino enfatizam as categorias de entender, aplicar e lembrar o conhecimento, enquanto os objetivos do projeto pedagógico concentram-se nas categorias aplicar e entender, nesta ordem.  

Biografia do Autor

Michele Roos Marchesan, Centro Universitário UNIVATES - Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.
Especialista em Gestão de Instituições de Ensino pela Faculdade Porto-Alegrense – FAPA/RS.Mestranda do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES – Lajeado/RS.Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Câmpus Lajeado/RS.
Malcus Cassiano Kuhn, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.
Publicado
2018-07-10
Como Citar
Marchesan, M. R., & Kuhn, M. C. (2018). Análise dos Objetivos Educacionais de um Curso Técnico em Administração pela Taxonomia de Bloom Revisada. Cadernos De Educação, (59). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i59.8383
Seção
Artigos