Cursos de Pós-Graduação stricto sensu: Impacto da avaliação nas produções científicas brasileiras

  • Roberta de Almeida da Silva
  • Rita Catalina Aquino Caregnato
  • Cecília Dias Flores

Resumo

Objetivo: Contribuir para o esclarecimento da comunidade acadêmica sobre as métricas utilizadas no Brasil para avaliação das publicações científicas e seu impacto nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Método: estudo de cunho reflexivo. Resultados: As métricas atuais estão distantes da correlação entre teoria e prática proposta pelos Cursos de PósGraduação Stricto Sensu e, consequentemente, distanciam o direcionamento das pesquisas para as necessidades da sociedade, foco principal das emendas das diferentes propostas de formação neste ramo. Evidencia-se, entretanto, a rápida evolução do acesso às informações e a perspectiva futura para uma mudança neste cenário, envolvendo tecnologias e interações profissionais ágeis. Conclusões: Desafio da criação de métricas que expressem a qualidade das produções em relação às necessidades da sociedade, integrando a teoria e prática.
Publicado
2016-08-14
Como Citar
da Silva, R. de A., Caregnato, R. C. A., & Flores, C. D. (2016). Cursos de Pós-Graduação stricto sensu: Impacto da avaliação nas produções científicas brasileiras. Cadernos De Educação, (53). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i53.9153
Seção
Artigos