A Formação de Sujeitos Críticos: possíveis aproximações entre discursos e práticas de professores de Língua Portuguesa

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues
  • Mary Rangel

Resumo

Pretendeu-se analisar as versões da realidade dos professores de Português de três escolas do município de Niterói-RJ acerca da formação do sujeito crítico letrado, sem excetuar a análise das possibilidades e dos limites desse trabalho. A fundamentação se baseou nas contribuições freireanas acerca do ensino da palavramundo e da crítica ao padrão societário instaurado e nas contribuições bakhtinianas como guia para a análise das enunciações dos educadores, de suas linguagens sociais. Para este estudo qualitativo, aplicaram-se questionários semiestruturados, grupos focais e entrevistas individuais analisados com base na Teoria da Enunciação. Os professores reconheceram estar impossibilitados para essa função diante de uma série de fatores complicadores para a realização de seu trabalho e diante da complexidade dessa formação.
Publicado
2016-08-14
Como Citar
Rodrigues, J. do N., & Rangel, M. (2016). A Formação de Sujeitos Críticos: possíveis aproximações entre discursos e práticas de professores de Língua Portuguesa. Cadernos De Educação, (53). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i53.9156
Seção
Artigos