Diretrizes para Autores
Normas em arquivo PDF - Clique aqui para baixar o arquivo.
Estrutura do manuscrito
Páginas tamanho A4; numeradas na parte inferior direita; número de linha contínuo; espaçamento duplo; fonte Times New Roman ou Arial; tamanho 12 pontos; margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.
O manuscrito deve ser estruturado em: Título, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (opcional) e referências.
O resumo/abstract deve ser redigido com no máximo 200 palavras. O número de palavras-chave/keywords deve variar entre 3 e 5 termos, separadas por ponto e vírgula (;).
Os nomes completos de todos os autores com sua titulação, vínculo institucional, endereço postal e eletrônico (e-mail) NÃO devem aparecer no arquivo de texto. Tais informações devem ser preenchidas apenas no formulário de submissão do manuscrito;
Caso o manuscrito esteja escrito em inglês ou espanhol, o resumo em língua portuguesa é opcional.
Tabelas e Figuras
As tabelas e figuras devem ser autoexplicativas e possuir estritamente dimensões de 9 cm ou 18 cm. Seus títulos devem ser redigidos em dois idiomas, preferencialmente em português e em inglês. Quando citada no texto, a palavra deve ser escrita somente com a letra inicial maiúscula (Figura 1 / Tabela 1), e no seu título da mesma forma, seguido de um ponto.
Serão aceitas figuras com resolução mínima de 300 dpi e com extensão *.PNG, *.JPEG e *.EPS. Gráficos em *.DOCX e *.XLSX também são aceitos. Caso as figuras não possuam a qualidade mínima exigida, o manuscrito será devolvido aos autores para posterior resubmissão. As figuras deverão ser alocadas ao longo do texto e os arquivos originais anexados ao sistema de submissão como documentos complementares.
Referências
Todas as citações deverão ter suas referências completas incluídas na lista de Referências, organizadas em ordem alfabética e de acordo com os modelos listados abaixo. Maiores informações podem ser obtidas na norma NBR 6023 da ABNT.
Usuários do EndNote (Thomson Reuters) podem efetuar o download do estilo referente as normas do periódico. Clique AQUI para baixar o arquivo.
A citação de PÁGINAS DE INTERNET, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES é proibida. Solicita-se aos autores que busquem citações similares ou, em caso de existência, os manuscritos científicos publicados a partir das dissertações e teses. Dê preferência para manuscritos publicados em periódicos nacionais e internacionais com ISSN, livros e documentos com ISSBN.
As referências citadas no texto devem obedecer o sistema “autor-data”, conforme exemplos listados abaixo:
- Um ou dois autores:
Silva (2010) ou Kollmann; Côtê (1968) para citações ao longo do parágrafo.
(SILVA, 2010) ou (KOLLMANN; CÔTÊ, 1968) para citações no final do parágrafo.
- Três ou mais autores:
Schilling et al. (1988) para citações ao longo do parágrafo.
(SCHILLING et al., 1998) para citações no final do parágrafo.
Siglas:
IBAMA (2000); EMBRAPA (1998) para citações ao longo do parágrafo.
(IBAMA, 2000); (EMBRAPA, 1998) para citações no final do parágrafo.
Quando citadas pela primeira vez, o significado deve ser escrito por extenso: American Society for Testing and Materials - ASTM (1995); Laboratório de Produtos Florestais - LPF (1998).
Documentos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano:
Calegari (1999a); Calegari (1999b) ou (CALEGARI, 1999a); (CALEGARI, 1999b).
Outras regras
Nomes científicos devem ser escritos na íntegra (Ex: Carya illinoinensis e não C. illinoinensis) e somente em itálico. Quando em títulos, ou subtítulos, observar como ele é escrito, acrescido do itálico;
Equações citadas no texto devem ser indicadas e postas em sequência (Equação 1), alinhadas a direita e com a chamada da equação entre parênteses. Símbolos e abreviações presentes nas fórmulas devem ser identificados logo após a apresentação da equação. As equações devem ser editáveis, de maneira a permitir possível diagramação do manuscrito.