Resistência à abrasão, dureza Janka e a correlação com outras propriedades em 14 espécies de madeiras tropicais brasileiras com potencial para utilização em pisos de madeira

  • DIVINO ETERNO TEIXEIRA SFB http://orcid.org/0000-0001-5450-1095
  • LAÍS ERNESTO CUNHA Universidade de Brasília
  • PETER WIMMER SFB
  • ARIEL DE ANDRADE Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira (ANPM)

Resumo

Quatorze espécies de madeiras tropicais brasileiras foram coletadas em 2011 na UPA-06, área de exploração sob plano de manejo florestal sustentável (PMFS), no município de Almeirim/Monte Dourado - Pará, Brasil. Essas madeiras foramestudadas objetivando caracterizar as propriedades físicas e mecânicas e determinar o potencial para uso como pisos de madeira maciça. Para o teste de resistência à abrasão, as amostras foram cortadas em corpos de prova e submetidas ao ensaio de taxa de desgaste no Abrasímetro Taber com roda H18, 500 ciclos e carga de 1000 g. No total, foram testados 84 corpos de prova, seisde cada espécie. A variação de perda de massa observada, antes e após o teste, foi usada no cálculo da taxa de desgaste à abrasão. As taxas variaram de 15,45 a 40,13 mg/100 ciclos para as espécies Sapucaia (Lecythis pisonis Cambess) e Timborana (Piptadenia gonoacantha (Mart.)), respectivamente. As correlações entre resistência à abrasão e densidades (básica e aparente), dureza Jankae extração de prego variaram de 2,2% a 58,9%. As maiores correlações da resistência à abrasão foram encontradas com: densidade aparente (-0,424), dureza Janka de topo (-0,589) e extração de pregos de face (-0,578), todos na condição seca (a 12% de teor de umidade).

Biografia do Autor

DIVINO ETERNO TEIXEIRA, SFB
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília(1985), especialização em Manufacturing and Properties of Wood-based panelS pela Forestry And Forest Products Research Institute(1991), mestrado em Forest Products pela University Of Idaho(1996) e doutorado em Forest Products pela University Of Idaho(1998).
LAÍS ERNESTO CUNHA, Universidade de Brasília
Engenheira Florestal formada pela Universidade de Brasília
PETER WIMMER, SFB
Analista Ambiental do SFB
ARIEL DE ANDRADE, Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira (ANPM)
Doutorado em Recursos Florestais - Área de Tecnologia de Produtos Florestais na ESALQ/USP.
Publicado
2019-05-17
Seção
Artigo original (Original research)